Fundado a 8 de dezembro de 1910, o Clube Desportivo Nacional comemorou os 114 anos de vida neste domingo. Uma data marcante para esta coletividade centenária e que foi assinalada com um programa variado.
O dia teve início com a celebração da habitual missa solene, no restaurante panorâmico do Estádio da Madeira.
Devido à chuva que se fazia sentir no Cristiano Ronaldo Campus Futebol, as equipas mais jovens do futebol formação (Escolinhas) distribuíram animação em jogos de 3×3 no túnel coberto de acesso à Bancada Poente. Foi neste espaço que dezenas de jovens atletas do clube deram depois voz ao tradicional ‘Parabéns a Você’, acompanhados pelos respetivos encarregados de educação, treinadores e sócios alvi-negros.
As celebrações continuaram bem perto, na Praça dos Sócios. Junto à sede do Grupo ‘Os Alvi-negros’, este espaço recebeu uma vez mais a cerimónia de entrega dos galardões deste grupo de adeptos que, anualmente, distingue aqueles que mais se destacaram com o nosso símbolo ao peito. Um momento emotivo para todos os homenageados nas diversas modalidades e categorias. Foram 63 as personalidades que receberam um troféu, pela sua dedicação, galhardia e brio na época 2023/2024.
Esta cerimónia terminou com os habituais discursos, que pode ouvir na íntegra mais abaixo.
As festividades deste dia 8 continuaram com uma receção na Sala dos Veteranos, onde dirigentes, treinadores e adeptos puderam confraternizar com os atletas mais ‘experientes’ do Nacional. Também aqui houve bolo de aniversário e momentos de convívio entre todos os presentes.
Este aniversário culminou com o inigualável Jantar de Gala, desta vez no Restaurante Bahia do Casino da Madeira, numa noite repleta de brilho, emoção e muita paixão alvi-negra à mistura. As distinções aos sócios com 25 e 50 de filiação clubística, a entrega dos galardões Condor de Prata, Condor de Ouro e Condor de Ouro com Palma, assim como as atuações musicais da cantora portuguesa Cuca Roseta foram alguns dos pontos altos de uma noite memorável para três centenas de nacionalistas presentes.
Das comemorações constaram ainda o Torneio de Padel Aniversário CD Nacional / Antão Automóveis 2024, que teve início a 29 de Novembro até este domingo, nos campos da Quinta do Padel. Fizeram ainda parte o Torneio de Ténis CD Nacional 114 anos, que decorreu nos courts da Quinta Magnólia. O Pavilhão do Liceu, no Funchal, recebeu o VI Torneio Internacional de Masters Andebol – Aniversário CD Nacional’, com 8 equipas representadas por 130 participantes.
As festividades continuam até 11 de Dezembro, onde a Família Nacionalista volta a juntar-se para mais uma edição do Circo Solidário por uma nobre causa, no Cais 8 do centro do Funchal.
Afinal, não há gente como a gente!
DISCURSOS | CERIMÓNIA DO GRUPO ‘OS ALVI-NEGROS’:
Dr. Gustavo Rodrigues, em nome de todos os galardoados:
Sr. Emanuel Drumond, Presidente do Grupo ‘Os Alvi-negros’:
Eng.º Rui Alves, Presidente da Direção do CD Nacional:
Dr. Valdemar Caires, Vice-presidente da Assembleia Geral do CD Nacional, encerrou os discursos: