O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente acolheu esta segunda-feira a apresentação oficial do XVI Rali Município de São Vicente 2024, que vai para a estrada a 3 e 4 de Maio, sexta-feira e sábado.

Esta prova é organizada pela Seção de Desportos Motorizados do CD Nacional e será a terceira etapa do Campeonato de Ralis Coral da Madeira 2024.

A prova inicia-se no dia 3, sexta-feira, com a já tão conhecida Super Especial de Ponta Delgada com partida às 21h43.

A competição será composta por 11 provas de classificação, num total de 149,25 km. Serão 42 as duplas de pilotos inscritos neste Rali de São Vicente 2024, num cartaz de excelência ao nível do percurso e das viaturas presentes. Uma prova que vai reunir muitos adeptos e fãs do automobilismo pelas estradas da costa norte da Madeira.

A apresentação oficial da prova contou com a presença de Nelson Melim (Vice-presidente do CD Nacional), José Canha (Coordenador da Seção de Desportos Motorizados do CD Nacional), Nelson Ferreira (Diretor de Prova), António Abel (AMAK), Pedro Mervil Araújo (FPAK), David Gomes (Direção Regional do Desporto), Aires Santos (Assembleia Municipal da CM São Vicente) e Fernando Góis (Câmara Municipal de São Vicente).

Na ocasião, José Canha começou por elogiar “a excelente lista de inscritos, que agrada a qualquer organização.” Fez ainda questão de deixar “um agradecimento especial aos pilotos e copilotos naturais de São Vicente, que muito honra esta prova.”

O diretor de prova, Nelson Ferreira, disse “que esta prova contará com 42 inscritos e 11 provas especiais de classificação. O Centro Operacional funcionará junto à Câmara Municipal de São Vicente e o Parque de Assistências junto ao Estádio dos Juncos. A prova começa na sexta-feira, em Ponta Delgada, onde é esperada uma enchente de adeptos. No sábado começa com a tradicional etapa na vila do concelho. A organização está muito satisfeita com a lista de inscritos.”

António Abel, da AMAK, vincou que “há boas organizações devido ao empenho de quem organiza e ajuda. Porque em cada um de nós há um agente de segurança, que haja a preocupação permanente de zelar pela segurança dos espectadores e dos próprios envolvidos na prova.”

O vice-presidente do CD Nacional, Nelson Melim, destacou que “este é um rali com história. Deixo um agradecimento aos pilotos e equipas que fazem um esforço para participar. Um agradecimento também à Câmara Municipal pelo apoio concedido a este evento. Um obrigado também ao Governo Regional pelo apoio prestado a esta e outras provas desportivas.” Melim deixou ainda o repto que “muitas pessoas venham vivenciar esta prova na costa norte da Madeira e desfrutar das paisagens destas bonitas localidades.” Para finalizar, deixou “o desejo que possam estar todos presentes no dia 5 de Maio, no Estádio da Madeira, para que possam prestar um apoio especial à nossa equipa de futebol profissional e que este seja um fim-de-semana feliz.”

Pedro Mervil Araújo, em representação da FPAK, disse “conhecer este rali desde a génese. O patrocínio das autarquias locais é vital para este tipo de provas. Desejo que esta ligação do CD Nacional à Câmara de São Vicente continue por muitos e bons anos.”

Em representação do Governo Regional da Madeira, David Gomes, Diretor Regional do Desporto, confirmou que “o Governo Regional está disponível para apoiar o crescimento desportivo na Região. Estes eventos dinamizam a economia local e o Governo Regional continuará a apoiá-los.”

A fechar, o anfitrião, Fernando Góis, presidente interino da Câmara Municipal de São Vicente, fez questão de “expressar a gratidão pela maneira como as coisas são feitas com o CD Nacional, pela transparência, rigor e profissionalismo que aplicam desde sempre na sua organização. Um agradecimento por aquilo que o CD Nacional oferece e proporciona a São Vicente. Iremos continuar a apoiar o desporto”, finalizou o autarca local.

O itinerário comum detalhado da prova já está definido e pode ser visto aqui.


Apresentação em direto:

Lista de Inscritos: