A equipa de Futebol de Praia do Clube Desportivo Nacional é formada por jovens estudantes universitários, com a particularidade de serem todos madeirenses.
Desde 2005 que esta modalidade despertou alguma curiosidade e desde então, com o apoio da empresa “Bom Fumo”, a equipa participou no campeonato regional de futebol de praia na Madeira. Ao longo dos anos, foi conquistando vários títulos, quer colectivos quer individuais, que fizeram com que este grupo de jovens fosse convidado para torneios com uma maior amplitude, quer a nível Nacional como também Internacional.
Estes convites foram um justo prémio para esta jovem equipa que ao longo destes anos sempre lutou por esta modalidade e que, dentro de campo sempre mostrou um enorme FAIR-PLAY, sendo reconhecido por muitos ilustres do futebol de praia como o futuro desta mesma modalidade. Num passado recente, a equipa do C.D. Nacional teve o prazer de trabalhar com o Seleccionador desta mesma modalidade tal como com o árbitro internacional Elmano Santos, o que demonstra o tal reconhecimento ilustre para com a nossa equipa.
Os locais de treino da equipa dividem-se pela Madeira e por Lisboa. Na Madeira, o C.D. Nacional treina na Água de Pena enquanto que em Lisboa, a Federação Portuguesa de Futebol disponibiliza o campo em Carcavelos.
Com o intuito de participar nos mais diversos campeonatos, esta equipa promove anualmente alguns jantares e festas, com o objectivo de angariação de fundos para estas participações.
A razão da nossa existência não é apenas para alcançar sucessos desportivos mas também, para crescermos como pessoas e conviver com outras culturas. Acima de tudo, prometemos dedicação para com os patrocinadores e com a instituição que representamos.
HISTÓRIA
2005 – Criação da equipa de Futebol de Praia do “Bom Fumo”. Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto.
2006 – Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto. Classificação: 3.º lugar. Prémio de melhor guarda-redes e melhor marcador do Torneio.
2007 – Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto. Classificação: 1.º lugar. Prémio de melhor guarda-redes e melhor marcador do Torneio.
2008 – Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto. Classificação: 2.º lugar. Prémio de melhor guarda-redes e melhor marcador do Torneio.
2009 – Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto. Classificação: 1.º lugar. Prémio de melhor marcador e jogador do Torneio.
2010 – Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto. Classificação: 1.º lugar. Prémio de melhor guarda-redes, melhor marcador e melhor jogador do Torneio.
2011 – Criação da Secção no C.D. Nacional.
– Participação no Coop United States West, em Maio. Classificação: 4.º lugar.
– Participação no Campeonato de Elite de Futebol de Praia, em Matosinhos – Junho. Classificação: 7.º lugar. Prémio de Fair Play.
– Participação no II Circuito Nacional de Futebol de Praia, em Carcavelos – Julho. Classificação: 3.º lugar.
– Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto, com o nome “Bisturocir”.
2012
– Participação no Beach Soccer Jam, EUA, em Abril. Classificação: 3ºlugar;
– Participação no Coop United States West, EUA, em Maio. Classificação: 1º lugar;
– Participação no Campeonato Nacional de Futebol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em Julho e Agosto. Classificação: 5º lugar de 21 equipas inscritas;
– Participação no Torneio do Porto Santo, em Agosto, com o nome “Bisturocir”. Classificação: 1º lugar;
– Criação de uma equipa de formação do CD Nacional, para jovens até os 17 anos;
2013
– Participação no Coop United States West, EUA, em Maio. Classificação: 1º lugar;
– Participação no Campeonato Nacional de Futebol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em Julho, Agosto e Setembro. Classificação: 4º lugar de 36 equipas inscritas;
2014
– Participação no Coop United States West, EUA, em Maio. Classificação: 1º lugar; Lúcio Carmo foi o MVP da competição.
– Participação no North American Sand Soccer Championships, em Junho. Classificação: 2º lugar;
– Participação no Campeonato Nacional de Futebol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em Julho, Agosto e Setembro. Classificação: 3º lugar de 36 equipas inscritas;
2015
– Participação no Coop United States West, EUA, em Maio. Classificação: 3º lugar;
– Participação no Marseille Beach Soccer Cup, em Agosto: Classificação: 2º lugar;
– Participação na Divisão de Élite do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, em Agosto. A derrota por 5-4 no jogo final do play-out ditou que a equipa iria disputar em 2016 o Campeonato Nacional;
2016
– Campeão da 2ª Divisão Nacional de Futebol de Praia;
2017
– Qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões, depois de duas vitórias históricas nas pré-eliminatórias;
– 4º Lugar na 1ª Divisão Nacional de Futebol de Praia;
2018
– 4º Lugar na 1ª Divisão Nacional de Futebol de Praia;
2019
– Realização do primeiro dérbi madeirense durante a Liga de Inverno 2019: CD Nacional (12-2) CS Marítimo;
– 1º lugar no Figueira da Foz Beach Soccer Cup;
– 1º lugar na 2ª Edição GRAP Beach Soccer Cup;
– 7º Lugar na 1ª Divisão Nacional de Futebol de Praia e respetiva descida de divisão;