O Padel é um fenómeno recente no panorama desportivo nacional e regional. É um desporto de raquete, jogado a pares, com raquetes e bolas próprias, com pontuação idêntica ao ténis, num campo retangular, completamente fechado, normalmente rodeado de vidro.
O Padel é um desporto que consegue conjugar não só a diversão, como também a competição, a espetacularidade e ainda uma grande componente social, para além de conseguir agregar, de forma equilibrada, praticantes de ambos os sexos, masculino e feminino.
Apesar de relativamente recente em Portugal, o Padel é um desporto que tem atraído cada vez mais pessoas, por ser relativamente fácil de aprender e de jogar, como se verifica pelo boom do número de praticantes e número de campos que têm surgido por todo o País, e na Região Autónoma da Madeira não é exceção.
Note-se que Portugal é atualmente o segundo país europeu em número de praticantes de Padel, com mais de 80.000 praticantes e mais de 400 campos por todo o País.
Para além da sua componente desportiva, o Padel tem também uma componente social de grande importância, na medida em que reúne sempre um mínimo de 4 pessoas para jogar e permite um convívio e socialização constante, como bem se pode constatar nos torneios sociais e federados que se realizam por todo o País.
Ao contrário do que muitos pensam, para se jogar Padel não é necessário nem obrigatório que alguém já tenha praticado uma outra modalidade.
Com efeito, se atentarmos à realidade demográfica do Padel, verificamos que, para além deste deporto ganhar adeptos de modalidades como o ténis, o squash, o ténis de mesa, o andebol, o voleibol, o basquetebol, o futebol, entre outras, o Padel também tem a virtude de atrair pessoas que não praticavam qualquer modalidade ou até pessoas que apenas se exercitavam nos ginásios ou em casa.
O Padel é efetivamente um desporto para todos, e não apenas para alguns, que proporciona bem-estar e hábitos saudáveis a todos aqueles que o experimentam e praticam!
O Clube Desportivo Nacional, como clube centenário e eclético que é, rapidamente aderiu e criou a sua própria secção da modalidade assim que a mesma surgiu na Região Autónoma da Madeira, e tem, sem sombra de dúvidas, sido um dos maiores impulsionadores e dinamizadores da modalidade nesta Região.
Atualmente, o Clube Desportivo Nacional conta nos seus quadros com um conjunto alargado de atletas nos mais diversos escalões, femininos e masculinos, que têm obtido resultados de relevo quer no panorama regional quer mesmo no panorama nacional.
Como Clube de referência que é, o Clube Desportivo Nacional procura sempre que possível fazer-se representar nas competições nacionais de maior relevo como são os campeonatos nacionais e a Fase Final da Liga de Clubes, que reúne anualmente os melhores clubes e atletas de Padel a nível nacional.
Nos últimos anos, o Clube Desportivo Nacional tem sido sempre o clube mais representativo da Região na Fase Final da Liga de Clubes, que muitos elogios tem recebido por parte dos mais altos responsáveis desta modalidade, quer pelo número de atletas e equipas que consegue apurar, quer pela camaradagem, fair-play e ambiente que os seus atletas proporcionam, sempre que se fazem representar nessas provas.
Sendo o Padel um desporto que tem atraído sobretudo os escalões seniores e veteranos, o grande desafio que enfrentam os grandes clubes, como o Clube Desportivo Nacional, é sem dúvida ter a capacidade de apostar e atrair jovens para se iniciarem e se formarem na modalidade.
A formação é a raiz da germinação do sucesso desportivo de qualquer modalidade e no Padel não foge à exceção.
Com uma aposta segura na formação e com infraestruturas desportivas adequadas, o Clube Desportivo Nacional estará a antecipar-se à grande maioria dos clubes de Padel que existem a nível regional e nacional, a colocar-se na linha da frente dos clubes com maior potencial de sucesso na modalidade, e a criar as bases e condições necessárias para elevar o seu nome, nesta modalidade, ao mais alto nível no panorama desportivo nacional e quem sabe europeu.
Um bem haja a todos os padelistas alvinegros e a todos aqueles que se deliciam com esta modalidade!
Cristóvão Nunes
Atleta da seção de Padel do CD Nacional