No passado fim-de-semana (22 e 23 de Maio) realizaram-se os Campeonatos Zonais (Zona Sul) de natação, para o escalão de Infantis (A e B), na Guarda. À semelhança do que tem vindo a ser habitual, o Clube Desportivo Nacional esteve presente ainda com número digno de registo, com a sua comitiva de 10 nadadores, acompanhados pelo treinador Osvaldo Mateus. Dos 46 clubes inscritos o CD Nacional foi o oitavo clube mais representado. Estiveram 277 atletas em competição, dos quais, 150 eram femininos e 127 masculinos.
Estiveram presentes os nadadores alvinegros Eleine Mateus, Maria Silva, Sara Melim, Madalena Temtem, Inês Baptista, Leonor Soares, Lourenço Jardim, Guilherme Costa, Henrique Nunes e Luís Vieira.
Pela primeira vez foi testado um sistema de classificação diferente (baseado na classificação Rudolph), e onde exigia que o nadador realizasse 4 provas distintas (200Estilos e 400Livres, onde todos os atletas tinham de nadar mais uma prova de 200metros e outra de 100metros, num estilo diferente).
Por um lado, é importante para “obrigar” o nadador a nadar várias técnicas de nado e a diferentes distâncias (nadador mais completo), mas por outro acaba por ser muito condicionante, por verificarmos uma tendência crescente e preocupante com a especialização precoce de jovens nadadores, onde a lógica do “mais forte” prevalece (no entanto são crianças com 11-13 anos, e onde a evolução futura não pode ser hipotecada com erros técnicos prematuros).
Independentemente desta questão regulamentar e estrutural, há que evidenciar a postura positiva dos nadadores alvinegros, com vários recordes pessoais e também com inúmeras posições de destaque dentro dos 10 primeiros classificados, apesar de não ser possível os atletas descontraírem entre provas dado o tempo de repouso ser reduzido.
Esta prestação ganha mais peso dadas as limitações presentes em todo o planeamento e processo de treino (devido ao Covid, tiveram de haver vários grupos de treino com menor número de atletas por pista e com menos tempo de treino), onde alguns destes nadadores apenas conseguem treinar 2 a 3 vezes por semana, e com treinos que habitualmente duravam cerca de duas horas, e agora duram pouco mais de uma hora.
Por agora resta analisar as prestações e dar continuidade à preparação dos Campeonatos Nacionais, a realizar em Julho, esses sim com objetivos mais claros e importantes neste escalão etário.