Em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, a equipa sénior de futebol do CD Nacional, Futebol SAD foi esta noite a Setúbal vencer o quinto classificado da 1ª Liga, Casa Pia, por 5-2, após prolongamento, garantindo assim a presença nas meias finais da competição, onde vai defrontar o vencedor do Sporting de Braga – Benfica.
Com uma primeira parte de luxo, o Nacional ameaçou cedo, e especialmente após a expulsão de João Nunes, esteve sempre muito mais perto do golo.
Mesmo assim foi preciso esperar pelo minuto 44 e por um grande remate de Luís Esteves para que surgisse a merecida vantagem.
A segunda parte começa como terminou a primeira, com um grande golo de Luís Esteves, que ampliou a vantagem do Nacional.
Tudo parecia correr de feição à equipa madeirense, mas uma perda de bola em zona defensiva acabou por permitir a Diogo Pinto reduzir a vantagem.
O Casa Pia arriscou tudo em busca do empate, mas as oportunidades mais flagrantes foram do Nacional. Primeiro foi Luis Esteves a tentar o hat-trick, negado por uma grande defesa de Ricardo Batista. Pouco depois Dudu isolou-se mas acabou por rematar ao lado.
Na resposta, Rafael Martins foge à marcação dos centrais alvi-negros, e de cabeça, repôs a igualdade.
Com a compensação a chegar ao fim, um cruzamento perfeito de João Aurélio deixou Ruben Macedo na cara do golo, mas o cabeceamento saiu à figura de Ricardo Batista, desperdiçando assim o Nacional uma oportunidade de ouro de resolver o jogo nos 90 minutos.
Logo no primeiro minuto do tempo de compensação Vasco Fernandes desvia a bola com o braço em plena área. Penalti claro que valeu o segundo amarelo e consequente expulsão ao capitão do Casa Pia.
Na transformação, Danilovic não deu hipótese a Ricardo Batista, dando nova vantagem ao Nacional.
Mesmo com 9 elementos o Casa Pia nunca desistiu, mas no último lance da primeira parte Gustavo foi derrubado na área do Casa Pia, dando origem a novo penalti que Bruno Gomes transformou no 4-2.
No recomeço, novo golo do Nacional, com Gustavo Cunha a isolar-se e após passar por Ricardo Batista, rematou para o 5-2.
Dois anos e meio depois de ter eliminado o Casa Pia da Taça (vitória em Pina Manique por 3-2, também após prolongamento), o Nacional repete a façanha,
FICHA DE JOGO
Taça de Portugal – 6ª eliminatória
9/2/2023 – quinta-feira às 17h30
Estádio do Bonfim
Árbitro: Miguel Nogueira
Assistentes: Rui CIdade e Nuno Pires
4º árbitro: Ricardo Baixinho
CASA PIA:
Ricardo Batista, João Nunes, Vasco Fernandes (cap), Zolotic, Lucas Soares, Taira, Neto, Poloni, Soma, Diogo Pinto e Clayton.
Suplentes: João Victor, Fernando Varela, Léo Bolgado, Eduardo Fereira, Beni, Romário Baró, Kunimoto, Godwin e Rafael Martins.
Treinador: Tó-ze Marreco
Substituições: Neto por Fernando Varela (34’), Soma por Godwin (62’), Taira por Beni (63’), Diogo Pinto Por Romário Baró (76’), Poloni por Rafael Martins (76’), Clayton por Funimoto (90’).
Disciplina: amarelo a João Nunes (7’ e 17’), Clayton (67’), Vasco Fernandes (90+4’, 91’), Fernando Varela (115’), Rafael Martins (117’). Vermelho a João Nunes (17’), Vasco Fernandes (91’)
Golos: Diogo Pinto (53’), Rafael Martins (79’).
NACIONAL:
Rui Encarnação, João Aurélio (cap), Rafa, Clayton, André Sousa, Danilovic, Carlos Daniel, Luis Esteves, Witi, Zé Manuel e Dudu.
Suplentes: Vinicius, Paulo Vitor, Ismael, Bruno Gomes, Jota, Pipe Gomez, Macedo e Gustavo.
Treinador: Filipe Cândido
Substituições: Zé Manuel por Pipe Gomez (65’), Carlos Daniel por Ismael (72’), Witi por Ruben Macedo (88’) Dudu por Bruno Gomes (102’), Luís Esteves por Gustavo (102’), Danilovic por Jota (102’).
Disciplina: amarelo a Witi (76’), Ismael (77’), Rafael Vieira (86’), Danilovic (90+7’), Clayton (99’).
Golos: Luís Esteves (44’ e 46’), Danilovic (91’ g.p.), Bruno Gomes (105+2’ g.p.), Gustavo Silva (107’).