Em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard, a equipa de futebol profissional do CD Nacional venceu esta tarde na receção ao Casa Pia e garantiu a passagem aos oitavos-de-final da competição.
Depois de um nulo no final do tempo regulamentar, o jogo teve direito a prolongamento. Jogados os 120 minutos, foi então preciso desempatar o resultado através da marcação de grandes penalidades. No momento decisivo, o Nacional foi mais eficaz e venceu por 6-5 à formação do Casa Pia. O guarda-redes alvi-negro Lucas França esteve em particular destaque, ao defender duas grandes penalidades convertidas por Pablo Roberto e Zolotic.
No Estádio da Madeira, a equipa orientada por Tiago Margarido entrou desde cedo determinada a consolidar o estatuto de ‘surpresa’ da prova perante o primodivisionário Casa Pia.
Numa 1ª parte equilibrada, as melhores oportunidades de golo pertenceram ao Nacional. Aos 32′ e 35′, Carlos Daniel esteve muito perto de abrir o ativo. O Casa Pia procurou reagir mas o único lance digno de registo acabou por ser um cabeceamento de Clayton, que saiu ao lado da baliza de Lucas França.
No início da 2ª parte, Carlos Daniel assistiu Ruben Macedo que surgiu isolado à entrada da área e só foi parado por Ricardo Batista.
Concluídos os 90’m, o jogo seguiu para prolongamento. O Nacional voltou a entrar melhor e podia ter decidido a eliminatória, pelas oportunidades desperdiçadas por Chucho Ramírez e Gustavo Silva.
Nas grandes penalidades, Danilovic, Carlos Daniel, Gustavo Silva, Raimar, Luís Esteves e João Aurélio finalizaram com sucesso para o Nacional. Apenas a cobrança de Chucho Ramírez foi defendida por Ricardo Batista. Já o guarda-redes Lucas França foi mais eficaz e defendeu os penáltis cobrados por Pablo e Zolotic.
O Nacional aguarda agora pelo sorteio para conhecer o adversário na próxima ronda da Taça.