A Seleção de Moçambique estreou-se hoje com um empate na jornada inaugural no CAN 2023, frente ao Egipto, no Estádio Félix-Houphouët-Boigny, em Abidjan, a capital marfinense. O extremo alvi-negro Witi esteve em particular destaque, ao alinhar a titular e marcar o 1º golo da seleção dos ‘Mambas’ no Campeonato Africano das Nações.
A vitória moçambicana viria a fugir no último minuto de jogo (90+7′), quando o Egipto igualou o marcador a duas bolas na sequência um pénalti marcado por Mohamad Salah.
Entrou melhor o Egipto no encontro, marcou logo no 2º minuto inicial, pelo avançado Mostafa Mohamed. Moçambique foi então à procura de reagir, mas só conseguiu um maior desequilíbrio ofensivo já na 2ª parte. Após um cruzamento de Mexer, Witi Quembo cabeceou para o fundo da baliza do guarda-redes egípcio, Moha El-Shenawi, aos 55 minutos.
O golo de Witi abalou a seleção egípcia, vencedora desta competição por sete vezes, que veio a sofrer um segundo golo em contra-ataque, aos 58′, pelo avançado Clésio Baúque. Em apenas três minutos, os Mambas estavam na frente e podiam realizar um feito histórico, visto que a selecção moçambicana nunca venceu no CAN.
Mas já em cima do último minuto do tempo de compensação, o árbitro Dahane Beida assinalou uma grande penalidade a favor dos egípcios, convertida com sucesso pelo avançado Mohamed Salah, do Liverpool.
Na próxima sexta-feira, Moçambique volta a jogar frente a Cabo Verde, que também hoje joga contra o Gana.