O Centro de Receção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal, na freguesia do Monte, foi o palco na tarde desta 6ª feira da apresentação oficial da Rampa Regional do Monte / Município do Funchal 2024, prova que vai para a estrada no próximo sábado, dia 22, e conta com 43 pilotos inscritos que irão percorrer as seis subidas (duas de reconhecimentos e quatro oficiais).

Na ocasião, José Canha, Coordenador da Seção de Desportos Motorizados do CD Nacional, realçou “a excelente lista de inscritos, com 43 equipas e muitas novidades. Este tipo de eventos é uma mais-valia e qualquer organização orgulha-se do tipo de viaturas presentes. Agradecer a disponibilidade e apoio manifestado nos últimos anos pelo IFCN. O CD Nacional valoriza muito o Plano de Sustentabilidade Ambiental que aplica em cada prova. Vamos continuar a dignificar o desporto na Região e o Nacional.”

Nelson Ferreira, Diretor de prova, adiantou “que o traçado será o mesmo dos últimos anos, com uma extensão de 5,7 km. A primeira subida acontece às 09h20 e a seguinte às 10h50. A primeira oficial às 12h20. Entre cada subida as estradas irão abrir cerca de 20 minutos, para a circulação necessária da população e dos adeptos. Este é um desporto de risco. Cabe a todos os espectadores terem o máximo cuidado e acatar as ordens da PSP.”

O presidente da AMAK, António Abel Ferreira, começou por “felicitar o CD Nacional pela lista de inscritos e por continuar a organizar esta Rampa. Agradecer às entidades que proporcionam a organização deste tipo de eventos e deixar uma palavra de apreço para os pilotos. Os ralis são o único espectáculo onde os artistas pagam para atuar. Deixar ainda uma nota de satisfação por alguns pilotos estarem a utilizar as rampas como meio de testar as viaturas para as provas principais de ralis.”

Em representação da Câmara Municipal do Funchal, o responsável pelo Departamento de Desporto da autarquia, Duarte Oliveira, disse que “a autarquia do Funchal continua apostada em apoiar os desportos motorizados, porque os madeirenses e funchalenses são muito adeptos dos ralis. As Rampas são ainda mais espectaculares. Acreditamos que este desporto é também um veículo para unir as famílias e os amigos. Vamos continuar a apoiar os ralis e as provas do CD Nacional, porque têm sido exemplares em cada organização que realiza.
Além do apoio financeiro, temos todo um apoio logístico que favorece a qualidade desta organização. Diria que esta é a melhor Rampa do Funchal e da Madeira”, finalizou.

O vice-presidente do CD Nacional, Nelson Melim, deixou rasgados elogios “ao José Canha, ao Nelson Ferreira e a toda a equipa que dedicam muito do seu tempo a estas organizações. Só com o apoio de várias entidades, como o Governo Regional, a Câmara do Funchal, a Junta de Freguesia o Monte, a FPAK, a AMAK, é possível organizar uma prova de sucesso com a cooperação de todos. A sustentabilidade ambiental é interessante e gratificante, sendo que o nosso Clube tem tido um papel preponderante nesta área.

Manuel Filipe, presidente do IFCN, destacou que “conseguimos trabalhar de mãos dadas pelo ambiente, mesmo em provas desportivas. Sensibilizando os praticantes, os patrocinadores, as entidades e as organizações. Fico satisfeito com esta organização e com a preocupação com a sustentabilidade ambiental. Há-de ser mais um sucesso esta prova.”

Pedro Mervil Araújo, pela FPAK, disse que “os ralis só vão onde são bem recebidos. Esta família do automobilismo tem sido bem recebida em todos os concelhos da Madeira. Só com a colaboração das organizações é que os profissionais madeirenses já marcam presença e colaboram nas provas a nível nacional. Que possamos ter uma prova com muito público e espetáculo”, desejou.

Já Idalina Silva, presidente da Junta de Freguesia do Monte, destacou que “continuamos a contar com o empenho dos funcionários da Junta de Freguesia para que tudo corra da melhor forma. Como mais uma vez pudemos constatar, a freguesia do Monte dispõe de muitos locais a visitar, formas de viver e conhecer esta bonita localidade.”

A fechar, David Gomes, Diretor Regional do Desporto, agradeceu “o apoio de todas as empresas privadas, pelo apoio fundamental ao desporto. Um extensivo agradecimento à PSP. Fiquei feliz por esta organização do Nacional estar à beira de celebrar os 25 anos. Por dignificarem o Nacional e a Madeira, esta equipa fabulosa augura uma confiança ímpar no seio da modalidade. O Governo Regional irá continuar convosco e procurará melhor as condições de apoio ano após ano.”

VÍDEO DA APRESENTAÇÃO – NacionalTV:

Lista de inscritos:

Mapa:

Horários: