Em jogo da 22.ª jornada da Liga Portugal 2 Sabseg, a equipa de futebol profissional do CD Nacional perdeu esta tarde na deslocação ao Estádio Marcolino de Castro, frente ao Feirense, por 2-1, num jogo marcado por uma arbitragem polémica do árbitro Ricardo Baixinho.

O lance mais flagrante acaba por ser uma grande penalidade não assinalada, por mão da bola dentro da área do Feirense. Aos 52 minutos, Tony Shimaga cortou a trajetória da bola com a mão de forma flagrante. Mesmo chamado pelo VAR, o internacional João Pinheiro, e após demorada revisão a observar o lance o árbitro nada assinalou.

Em Santa Maria da Feira, a equipa alvi-negra orientada por Tiago Margarido sentiu-se condicionada desde o início do encontro. Logo aos 30 segundos, na primeira falta do jogo, o lateral alvi-negro José Gomes viu-lhe ser exibido o cartão amarelo.

O Nacional entrou a mandar no jogo e Diga Almeida, aos 4 minutos, deixou o primeiro aviso de perigo com um remate dentro da área. Aos 10′, Carlos Daniel lançou Gustavo Silva em profundidade, com o extremo alvi-negro a arrancar em velocidade e marcar o primeiro golo da tarde.

O Feirense conseguiu responder e chegar ao empate aos 26 minutos. Antoine surgiu oportuno entre os defesas do Nacional, após cruzamento de Sérgio Conceição, cabeceando para o golo do empate.

No início da 2ª parte, a equipa da casa alcançou o tento da reviravolta. Antoine surgiu pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para a área, onde Dudu, sem oposição, bateu o guarda-redes Lucas França. Um lance que mereceu revisão do vídeo-árbitro e foi validado, por 5 centímetros.

O Nacional manteve-se pressionante e à procura do golo do empate. Ao minuto 52 aconteceu o lance capital do jogo. O médio André Sousa procura assistir Witi, dentro da área, sendo que  defesa do Feirense, Tony Shimaga, corta a trajetória da bola, de forma inequívoca. O árbitro Ricardo Baixinho fez vista grossa à jogada, mesmo após ter sido chamado a rever o pénalti claro pelo VAR. Na sequência do lance, o treinador Tiago Margarido foi ainda expulso pelo árbitro lisboeta.

Em cima do minuto 90, Gustavo Silva esteve novamente muito perto do empate mas o guarda-redes Diego Callai evitou o golo, com uma boa defesa.

O Nacional saiu assim de Santa Maria da Feira com razões de queixa de uma arbitragem de baixo nível, que em nada dignifica o futebol.

 

Consulte aqui a Ficha de Jogo


Resumo on-line da SportTV (sem qualquer alusão aos lances polémicos do jogo):