No jogo referente à 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a equipa de futebol profissional do CD Nacional saiu esta tarde derrotada, por 1-0, na ‘casa’ dos açorianos dos Santa Clara.

No Estádio de São Miguel, perante o forte vento que se fez sentir, o conjunto açoriano entrou praticamente a ganhar. Logo aos 3′, João Costa abriu o marcador num remate à meia volta, que desviou em Zé Vítor e traiu o guarda-redes Lucas França.

A reação à desvantagem aconteceu aos 9′. Um livre bem cobrado pelo lado esquerdo do ataque chegou a Soumaré, que cabeceou por cima da baliza defendida por Gabriel Batista.

Lucas França mostrou atenção entre os postes aos 28′. Na sequência de um rápido contra-ataque dos açorianos, Gabriel Silva assistiu Ricardinho e este rematou forte à baliza alvi-negra, mas valeu a boa defesa de França.

O Nacional melhorou e o perigo rondou a baliza do Santa Clara, por três ocasiões consecutivas. Aos 35′, Daniel Penha cobrou um canto do lado direito que levava selo de golo. Valeu a intervenção decisiva de Gabriel Silva, a evitar o golo. No minuto seguinte, um livre cobrado pelo mesmo Daniel Penha fez a bola surgir de forma perigosa na área açoriana e obrigar Gabriel Batista a defesa decisiva.

Aos 38′, um cabeceamento de Soumaré esteve muito perto de resultar no empate. Num canto do lado esquerdo do ataque, o médio senegalês esteve muito perto de marcar mas, novamente, o guarda-redes do conjunto encarnado surgiu a negar o tento.

Tiago Margarido aproveitou o tempo de intervalo para mexer na equipa e introduziu Joel Tagueu e Ruben Macedo, procurando agitar a frente de ataque do Nacional. A equipa alvi-negra melhorou e procurou a reviravolta no marcador.

Aos 57′, o árbitro Miguel Fonseca fez vista grossa a uma grande penalidade evidente sobre Daniel Penha. O médio foi carregado pelas costas dentro da área quando dirigia-se isolado para a baliza, mas o árbitro deixou passar impune a gritante falta do Santa Clara. Dois minutos depois, Ruben Macedo voltou a pôr à prova o guarda-redes visitado que voltou a efectuar uma defesa decisiva.

O Nacional continuava por cima do encontro e sempre mais perto da baliza do Santa Clara. Aos 67′, o treinador Tiago Margarido foi obrigado a substituir o defesa brasileiro Zé Vítor que saiu lesionado e com marcas, após falta grosseira cometida por Pedro Ferreira.

Aos 72′, o Santa Clara marcou mas viu o golo ser prontamente anulado por fora-de-jogo de Ricardinho, confirmado pelo VAR.

Cinco depois depois, Ruben Macedo voltou a ter nos pés o empate mas viu o guarda-redes Gabriel Batista realizar mais uma vital defesa, que deveria ter sido seguida de um pontapé de canto. Novamente mal, o árbitro assinalou pontapé de baliza.

Num jogo onde o forte vento foi uma presença permanente, o Nacional merecia outro resultado e procurou sempre reagir à desvantagem inicial num encontro que teve apenas 44.37% de tempo útil de jogo.

O Nacional mantém-se no 11º posto, com 29 pontos, e recebe o Estrela da Amadora na próxima ronda do campeonato.


Consulte aqui a Ficha de Jogo


RESUMO: