Em jogo da jornada 1 da Liga 2 Sabeseg 2022-2023, a equipa sénior de futebol do Nacional foi esta tarde derrotada por 1-o, na receção ao Tondela.
Numa partida marcada pelos casos de arbitragem, o Tondela entrou melhor mas o Nacional equilibrou e estava mesmo por cima no jogo quando surge o único golo da partida. Um remate enrolado de Arcando ressalta nas pernas de Clayton e acaba por trair Daniel Guimarães.
A reação alvi-negra foi imediata e ainda antes do intervalo José Gomes tem uma arrancada pela esquerda que só foi travada em falta pelo defensor tondelense dentro da grande área. Carlos Macedo, contudo, nada assinalou e chegou-se assim ao intervalo com vantagem visitante.
Na segunda parte o Nacional fez tudo para chegar ao empate, esteve perto de marcar por duas vezes, mas no espaço de dez minutos viu dois jogadores expulsos por acumulação de amarelos, um rigor disciplinar que não se viu na primeira parte quando Pedro Augusto conseguiu fugir por duas vezes ao segundo amarelo.
Mesmo com 9 o Nacional nunca deixou de tentar chegar ao empate, mas acabaria por ser o Tondela a estar mais perto de marcar.
No final, triunfo Tondelense (o primeiro de sempre no Estádio da Madeira), num jogo com casos a mais para uma só partida de futebol.
Ficha de jogo
Liga 2 Sabseg – 1ª jornada
Estádio da Madeira
NACIONAL:
Daniel, João Aurélio (cap), Clayton, Rafael Vieira, José Gomes, Danilovic, Gustavo, Jota, Carlos Daniel, Macedo e Dudu.
Suplentes: Encarnação, Bruno Gomes, Luís Esteves, Witi, S. Marakis, Calero, Martim, Francisco Gonçalves, André Sousa.
Substituições: Danilovic por Calero (59), Macedo por Witi (70′), Carlos Daniel por Bruno Gomes (74), Dudu por Luís Esteves (74).
Disciplina: amarelo a Gustavo Silva (70′, 78′), Witi (83′, 85′). Vermelho a Gustavo Silva (78′), Witi (85′).
Golos:
Tondela:
Niasse, Jota, Marcelo Alves, Manuel Hernando, Pedro Augusto, Tiago, Undabarrena, Bebeto, Arcanjo, Daniel dos Anjos, Rafael Barbosa.
Suplentes: Tear, Ruben Fonseca, Cuba, Matias Lacava, Khacef, Fajardo e Betel Munhungo.
Substituições: Arcanjo por Khacef (65′), Rafael Barbosa por Matias Lacava (87′), Daniel dos Anjos por Ruben Fonseca (90+2′).
Disciplina: Amarelo a Pedro Augusto (13′), Jota (51′).
Golos: Arcanjo (39).