Em jogo da 18.ª jornada da Liga Portugal 2 Sabseg, a equipa de futebol profissional do CD Nacional saiu esta noite derrotada, por 3-1, no histórico dérbi madeirense frente ao Marítimo.
Num lotado Estádio dos Barreiros, o confronto entre os emblemas insulares teve a emoção e a imprevisibilidade que são características nestes encontros, apesar deste ter tido apenas 42,14% de tempo útil de jogo.
Entrou melhor o Nacional e, logo aos 5′, Chucho Ramírez assistiu Dudu que, perante Amir, perdeu tempo no momento da finalização dentro da área. Aos 30’m, o Marítimo respondeu e Bica rematou à trave da baliza defendida por Lucas França. Na recarga, foi João Aurélio a afastar a bola da área alvi-negra.
Quatro minutos depois, Igor Julião derrubou Dudu no lado direito mas o árbitro Iancu Vasilica mandou seguir. Na sequência do lance precedido de falta, Bruno Xadas, com um grande remate, colocou os verde-rubros na frente do marcador.
O Nacional procurou reagir mas Amir, a dois tempos, defendeu o remate de fora da área de Danilovic. Aos 40′, o árbitro Iancu Vasilica assinalou grande penalidade por suposta mão na bola de Carlos Daniel dentro da área. Chamado a rever o lance pelo VAR, o árbitro de Vila Real corrigiu a sua decisão.
Em cima do minuto 45, Bruno Xadas voltou a protagonizar um grande remate de fora da área, ampliando o resultado para 2-0.
No reatar da partida, Bica ganhou posição na área do Nacional e rematou colocado, com a bola a embater na barra da baliza defendida por Lucas França. Ao minuto 67, João Aurélio assistiu Carlos Daniel e este, com um remate rasteiro de fora da área, reduziu para 2-1 e voltou a dar ânimo à equipa alvi-negra.
Já em tempo de compensação (90+5′), Ulisses esteve muito perto de empatar a partida. O defesa alvi-negro cabeceou sem oposição, na pequena área verde-rubra, mas viu Igor Julião retirar a bola mesmo em cima da linha de golo. Num rápido contra-ataque, Bernardo Gomes surgiu perante Lucas França e fixou o 3-1 como resultado final.
Na próxima jornada o Nacional receberá o Torreense, domingo (15h30), no Estádio da Madeira.