É oficial! Depois de algumas dúvidas face ao modelo competitivo da prova, a equipa de futebol de praia do CD Nacional está confirmada na 2ª Divisão do Campeonato Nacional de futebol de praia 2022/2023, após ter conseguido ficar no 2º lugar no campeonato regional – Série Madeira. Esta prova, que fará a sua estreia na nova época, contará com a presença de 16 equipas, divididas em duas séries (8 equipas na Série Norte; 8 equipas na Série Sul).
No entanto, e já com a garantia da presença na 2ª Divisão do Campeonato Nacional da próxima época, a nossa equipa pode ainda atingir a 1ª Divisão em 2022/2023 (que é composta por 8 equipas). Para que tal aconteça, o Nacional terá que atingir a final da fase final, que será disputada entre os dias 4 a 7 de agosto, num sistema de eliminatórias (oitavos de final; quartos de final; meia-final e final). Esta fase final é composta por 16 equipas (primeiro e segundo classificado da AF Madeira (CD Nacional e Bairro da Argentina), AF Bragança, AF Porto, AF Algarve, AF Setúbal, AF Lisboa e AF Leiria; e o terceiro classificado de AF Leiria e AF Lisboa).
Depois do futsal ter atingido, em junho, a 3ª divisão do Campeonato Nacional, é agora a vez da modalidade de futebol de praia a garantir a presença num campeonato nacional. Resta agora saber se a disputar a 2ª Divisão ou a 1ª Divisão.