É já no próximo sábado, dia 2 de setembro, que a equipa de futebol de praia do CD Nacional vai disputar o acesso à grande final da prova. Inserido na Primeira Divisão, denominada de Divisão Elite, iniciou-se no início de abril e após 14 jornadas, o Nacional alcançou o 3º lugar e respetivo acesso à Final-Four da competição.
Nas meias-finais da prova, o CD Nacional defrontará o ACD O Sótão pelas 12h00 deste sábado, com transmissão em direto no youtube do Canal da FPF. Amanhã, pelas 19h00, os alvi-negros vão realizar o treino oficial no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré.
Em entrevista para o site do clube, João Carlos Delgado, treinador do CD Nacional, referiu que: “O CD Nacional apresenta-se na fase final após ter conseguido manter uma prestação bastante constante e com qualidade ao longo da fase regular, atingindo todos os objetivos definidos para a presente temporada. O trabalho realizado na fase regular dá-nos confiança para encararmos a fase final com ambição. Resta-nos agora apresentar um nível exibicional de excelência para disputarmos a vitória em todos os jogos da fase final. Tenho contado com um grupo de jogadores que nunca viraram a cara à luta, apresentando-se nos treinos com a maior disponibilidade que, dia após dia, se propuseram a superar, totalmente focados em cada jogo. Este grupo enche-me de orgulho e a única pressão que temos é aquela que nos impomos, pela vontade que temos em vencer e de colocar o nome do CD Nacional no topo da classificação.”
Igualmente, João Jasmins, capitão da equipa, mencionou que “é sempre gratificante fazer parte da única equipa madeirense, no escalão sénior, que disputa o escalão mais alto nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia. Mas é igualmente frustrante saber que somos a única equipa coletiva que não recebe qualquer apoio da DRD. Competimos no principal escalão da modalidade, temos jogos em direto no canal 11, estamos na final-four para disputar o título de campeão, estamos na fase final da Taça Portugal, temos jogadores na Seleção Nacional… e zero apoio. Foi com muito trabalho dentro e fora de campo que chegámos até aqui. Não é fácil arranjar apoio financeiro que nos permita disputar tantas competições com tanto profissionalismo e sucesso. Infelizmente, nestas condições, será muito difícil a continuidade do Nacional nesta modalidade. Iniciámos este projeto em 2011 e 2023 será, muito provavelmente, o último. E daí que partimos para esta fase final sem qualquer tipo de pressão mas com uma enorme vontade de acrescentar mais uma página bonita na historia desta modalidade no Clube Desportivo Nacional. Sabemos que não somos os favoritos mas iremos tentar fazer o que já fizemos esta época. Vencer o Sótão.”
Convocados do CD Nacional para a fase-final:
Guarda-Redes: Tiago Petrony e Ricardo Gaspar.
Fixo: Pedro Vasconcelos e Gonçalo Leitão e Yuri.
Ala: Diogo Macau, Rodrigo Pinhal, João Jasmins, Bernardo Paulo, João Cabral e André Pinto.
Pivot: Matheus e Zé Maria.
Transmissão Canal 11: