No jogo referente à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a equipa de futebol profissional do CD Nacional foi esta tarde vencer ao Estádio de São Luís, em Faro, diante do SC Farense por duas bolas a zero.

O herói da partida acabou por ser José Gomes, que bisou em nove minutos: aos 48′ e aos 57′, já depois de Elves Baldé, dos algarvios, ter sido expulso no final da primeira metade. Fuki Yamada, pelo Nacional, também viu cartão vermelho, por duplo amarelo, aos 50′.

O treinador Tiago Margarido promoveu quatro alterações em relação à última partida: Ulisses, Daniel Penha, Luís Esteves e Joel Tagueu cederam o lugar no onze inicial a Leo Santos, Matheus Dias, Paulinho Bóia e Fuki Yamada, que se estrearam assim a titulares na equipa alvi-negra.

Com uma bonita moldura humana a marcar presenças nas bancadas do Estádio São Luís, em Faro, incluíndo meia centena de adeptos do nosso Clube, o primeiro momento de perigo aconteceu ao minuto 18. Paulinho Bóia, em zona frontal, viu o seu remate forte ser desviado para canto por Cláudio Falcão.

O Farense respondeu quatro minutos depois. Rony Lopes tentou assistir Marco Matias, mas o defesa Léo Santos tratou de cortar a bola por cima da trave.

Aos 38 surgiu a melhor oportunidade de golo de toda a 1ª parte. Paulinho Bóia apareceu oportuno a assistir Dudu Teodora, que dentro da área demorou a finalizar e atirou depois ao lado da baliza dos algarvios.

Três minutos depois o Farense ficou reduzido a 10 elementos, após Elves Balde ser expulso na sequência de uma agressão a José Vítor.

O Nacional voltou para a 2ª parte determinado em marcar e fê-lo por José Gomes. O japonês Fuki Yamada assistiu Dudu Teodora, com o brasileiro a receber e endossar a bola para José Gomes. O lateral esquerdo rematou cruzado e bateu Ricardo Velho pela primeira vez.

Volvidos três minutos o Nacional ficou também reduzido a 10 jogadores, após Fuki Yamada ter visto o segundo cartão amarelo e consequente expulsão.

Aos 57, Djibril Soumaré conseguiu uma excelente recuperação à entrada da área do Farense e assistiu José Gomes, com o esquerdino a rematar forte e rasteiro para o segundo tento da tarde.

Djibril Soumaré esteve perto de ampliar o resultado aos 70. O remate do médio senegalês apenas foi travado com uma grande defesa do algarvio Ricardo Velho. Três minutos depois, José Gomes tentou o ‘hat-trick’. Num rápido contra-ataque, o lateral alvi-negro viu o guarda-redes do Farense negar-lhe o terceiro golo da partida.

O Nacional continuou por cima e a gerir o encontro. Lucas França foi testado à prova nos minutos finais da partida, mas negou as tentativas algarvias de alterar o resultado final.

A equipa de Tiago Margarido festejou a primeira vitória fora nesta temporada 2024/2025 e regressou à Madeira com os três merecidos pontos na bagagem.

Na próxima jornada, o Nacional irá receber a visita do Estoril Praia.


Consulte aqui a Ficha de Jogo


RESUMO: