A Praça CR7, junto ao Hotel e Museu com o mesmo nome, na baixa da cidade do Funchal, foi na tarde desta quarta-feira o palco da belíssima cerimónia de abertura da 5.ª edição do Torneio Internacional Cristiano Ronaldo Campus Futebol.

Num ambiente repleto de intensa paixão e alegria, a cerimónia arrancou com a subida ao palco de cada um dos 47 clubes representados neste evento, num total de 88 equipas e mais de 1.300 atletas que nos próximos quatro dias vão disputar os escalões etários de Sub-7, Sub-9, Sub-11 e Sub-13. Um momento particularmente especial para estes jovens craques, que foram aplaudidos pelo muito público presente.

A cerimónia seguiu com momentos igualmente especiais, através da brilhante atuação da Seção de Ginástica Rítmica do nosso Clube, que encantou todo o público presente, seguida de uma atuação e homenagem à ginasta internacional Sofia Banakh.

Seguiram-se os habituais discursos. Rui Alves, presidente do CD Nacional, começou “por agradecer ao Departamento do Futebol Formação, que torna possível a organização de mais uma edição deste Torneio.
À Seção de Ginástica do CD Nacional e a todas as responsáveis, que abrilhantam o lançamento deste evento, o nosso muito obrigado. Se há alguma modalidade que encerra em si um desafio, para a RAM, é a ginástica. A Região está, de algum modo, em dívida com esta modalidade e deve ter como grande desafio que a RAM possa ter, em cada ciclo olímpico, uma atleta da ginástica olímpica. Isso só irá acontecer quando houver condições de infra-estruturas para tal. É um desafio que todos nós temos a obrigação de assumir enquanto desafio.
Agradecer também toda a colaboração do Governo Regional, da Câmara Municipal do Funchal e todos os sponsors que tornam possível a realização deste torneio. Aos jovens que vão participar, eu agradeço que estejam cá, aos vossos clubes, aos vossos pais e desejo que este torneio fique na vossa memória, de forma indelével, e da vossa ligação ao CD Nacional.
Este torneio tem como grande referência o nosso padrinho, Cristiano Ronaldo, que dá também o nome à nossa Academia. O CR7 consagrou o trabalho como um instrumento fundamental do sucesso. Espero que ele, para vocês, seja um guia da vossa afirmação e do crescimento.”

Helena Leal, em representação da Câmara Municipal do Funchal, vincou “que esta será uma experiência muito positiva para todas as crianças que cá estão. Irá marcá-las nos seus percursos de vida e desenvolvimento. É uma oportunidade que têm para participarem num torneio internacional. Da nossa parte, enquanto Município do Funchal, só nos podíamos juntar a esta e a todas as iniciativas de valor, que elevem os valores essenciais no desenvolvimento dos nossos jovens. O deporto tem esta mais valia e é uma ferramenta essencial.”

A finalizar, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, desejou “à nova Direção do CD Nacional as maiores felicidades. Dizer ao Engº Rui Alves que pode contar com a colaboração do Governo na percussão dos objetivos da Região. O Nacional é um parceiro importantíssimo na percussão dos objetivos desportivos da RAM.
Queria agradecer aos participantes, aos clubes, aos voluntários que acompanham as equipas. Obrigado às nossas ginastas, que fizeram um espetáculo maravilhoso e ao Nacional, por este evento marcante. O desporto é uma linguagem de paz, de cooperação, onde todos estamos juntos.”

A fechar, mais um momento inesquecível para todos os presentes. Um espectáculo piromusical repleto de cor e emoção que abrilhantou ainda mais esta cerimónia e deu assim o pontapé de saída para a 5.ª edição do Torneio.

VÍDEO DA CERIMÓNIA NA ÍNTEGRA, PELO CANAL NAMINHATERRA.COM:

VÍDEOS DOS MELHORES MOMENTOS DA TARDE:

FOTOS: