Em jogo da 34ª jornada da Liga 2 Sabseg, a equipa sénior de futebol do CD Nacional, Futebol SAD venceu esta tarde de hoje, por 3-2, na receção ao Académico de Viseu, garantindo definitivamente a permanência.
A precisar de vencer para garantir a permanência sem depender de terceiros, o Nacional entrou mal no jogo e à meia hora de jogo perdia já por 2-0.
A vantagem do B SAD diante do Vilafranquense atirava a equipa para o indesejado play-off, e o intervalo acabou por ser bom conselheiro.
Filipe Cândido troca Carlos Daniel e Macedo por Zé Manuel e Gustavo Silva, e para além disso corrigiu posições e dinâmicas. O resultado foi uma segunda parte de alta voltagem, com o recém-entrado Zé Manuel a reduzir logo aos 48 minutos, relançando o jogo.
Contando com o apoio fantástico dos 3881 adeptos presentes nas bancadas, a equipa lançou-se em busca dos dois golos que faltavam para garantir a permanência e aos 67 minutos, já com José Gomes e Bruno Gomes em campo, Clayton, com uma cabeçada perfeita, restabelece a igualdade.
Mas o empate não chegava e a equipa nunca desistiu. Mesmo com alguns sustos pelo meio, aos 83 minutos surge o lance que levou à loucura as bancadas do Estádio da Madeira.
Na sequência de um canto Zé Manuel bisou, dando pela primeira vez vantagem ao Nacional, uma vantagem que a equipa segurou com unhas e dentes até final, garantindo assim um justo triunfo e a permanência na Liga 2.
FICHA DE JOGO
Liga 2 Sabseg– 34ª jornada
28/5/2023 – domingo às 15h30
Estádio da Madeira
Árbitro: Miguel Nogueira
Assistentes: Rui Cidade e Nuno Pires
4º árbitro: Vasco Marques
NACIONAL:
Lucas França, Clayton, Rafa (cap), Paulo Vitor, André Sousa, Danilovic, Ismael, Carlos Daniel, Macedo, Pipe Gomez e Dudu.
Suplentes: Rui Encarnação, João Aurélio, Bruno Gomes, Witi, Jota, Marakis, Zé Manuel e Gustavo Silva.
Treinador: Filipe Cândido.
Substituições: Carlos Daniel por Zé Manuel (46’), Macedo por Gustavo Silva (46’),Dudu por Bruno Gomes (66’), André Sousa por José Gomes (66’), Paulo Vitor por Witi (78’).
Disciplina: amarelo a Pipe Gomez (24’), Danilovic (43’), Bruno Gomes (90+3’), Lucas França (90+4’).
Golos: Zé Manuel (48’ e 83’), Clayton (67’).
Académico Viseu:
Mbaye, Rafael Fonseca, Ícaro, Kauã Oliveira, Vitor Bruno, Welch, Nduwarugira, Rodrigo Pereira, Messeguem, Currás, André Clóvis.
Suplentes: João Monteiro, André Almeida, Quizera, Ramirez, Capela, Mesquita, Silva, Milioransa e Pana.
Treinador: Pedro Bessa.
Substituições: Currás por Silva (46’), Welch por Capela (46’), Kauã por Ramirez (64’), Vitor Bruno por Ricardo Ramirez (64’), Mbaye por João Monteiro (75’).
Disciplina: amarelo a Messeguem (43’), Ramirez (72’), Tomás Silva (87’).
Golos: André Clóvis (5’), Vitor Bruno (30’).