Em jogo da 2ª Fase da Allianz Cup, a equipa sénior de futebol do CD Nacional venceu esta tarde em Leiria, no desempate por penáltis, apurando-se assim para a Fase de Grupos da competição.

Muito condicionado nas suas opções, o Nacional apresentou-se neste jogo apenas com 16 jogadores: Marakis, Witi, Zé Gomes, Danilovic e Macedo estão lesionados; Lucas Oliveira e Raimar aguardam ainda o certificado.

O jogo começa praticamente com o Leiria em vantagem, num lance em que Jair, surge ao segundo poste a bater Lucas França com um remate acrobático.
A resposta do Nacional foi pronta, e ainda antes da meia hora surge a merecida igualdade, num belo remate de Guilherme Pira à entrada da área.
Com o Nacional por cima no jogo, os minutos finais da primeira parte acabaram por ser decisivos: Um lance fortuito na área alvi-negra acabou por originar um penálti que Rochez transformou no 2-1 para a equipa da casa; Em cima do intervalo, uma falha de marcação na sequência de um canto permitiu a Bura cabecear sem oposição para o 3-1.

Ao intervalo Tiago Margarido trocou Francisco Gonçalves pelo estreante Jordi Pela, e o recomeço mostrou um Nacional declaradamente ao ataque. Depois de Dudu ter obrigado Kieszek a uma grande defesa, aos 50 minutos é Luís Esteves a acertar na barra na marcação de um livre direto.

Aos 66 minutos Dudu volta a estar perto do golo mas o guarda redes da U. Leiria volta a mostrar-se a grande nível. Quatro minutos depois o Nacional marca finalmente. Cruzamento de Gustavo na direita e Carlos Daniel, no coração da área a bater Kieszek com um remate bem colocado.

Logo depois Luís Esteves volta a estar perto do golo na marcação de um livre, mas tal como antes, acertou na barra, falhando assim o empate por muito pouco.

Os minutos finais foram de assédio alvi-negro, mas no primeiro minuto de compensação a U. Leiria esteve perto de matar o jogo no contra-ataque rápido. Valeu na altura a dupla grande defesa de Lucas França, a deixar o resultado em aberto.

Na resposta, uma boa combinação ofensiva permitiu a João Aurélio um cruzamento perfeito, que Gustavo aproveitou para transformar no golo do empate com um belo remate de primeira, mandando a decisão do jogo para os pênaltis.

Aí Lucas França foi herói, defendendo quatro dos oito remates dos leirienses e garantindo o justo apuramento do Nacional.

FICHA DE JOGO
Allianz Cup – 2.ª Fase
Estádio Municipal de Leira
ÁRBITRO: Sérgio Guelho
ASSISTENTES:Rodrigo Roque e André Ferreira
4º ÁRBITRO: Fernando Alves Ferreira

U. LEIRIA
Kieszek, Bura, Marco Baixinho, Vasco Oliveira, Leandro (cap), Jordan, Valdir Jr., Empis, Arsénio,Rochez e Jair Matheus.
SUPLENTES: Fábio, T. Ferreira, Leandro Antunes, Kaká, Afonso, J. Resende, Ouattara, Diogo Amado e Dje D’avilla.
TREINADOR: Vasco Costa
SUBSTITUIÇÕES: Jordan por Ouattara (64’), Rochez por J. Resende (64’), Vasco Oliveira por Afonso (76′), Empis por Kaká (76′), Arsénio por Leandro Antunes (85′)
DISCIPLINA: amarelo a M. Baixinho (38′)
GOLOS: Jair (11′), Rochez (37′ g.p.), Bura (45′)

C.D. NACIONAL
Lucas França, João Aurélio (cap), Chico, Paulo Vitor, André S., Jota, Luís Esteves, Carlos Daniel, A. Sousa, Witi e Dudu.
Suplentes: Vinicius, Jordi, Shatri, Gustavo e Martim.
Treinador: Tiago Margarido
Substituições: Chico por Jordi (46’), Jota por Gustavo (63’), A. Sousa por Shatri (71’), Dudu por Martim Gustavo (80′)
Disciplina: amarelo a João Aurélio (36’), Carlos Daniel (63’), Gustavo (90+3′)
Golos: G. Pira (24’), Carlos Daniel (70’), Gustavo (90+3’).


Vídeos – Sport Tv: